• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Diário de Uma Garota Normal - Phoebe Gloeckner - Faro Editorial!!

    Sinopse:
    Minnie é uma garota de 15 anos que registra num diário tudo o que sente e acontece em sua vida.Seu relato é incomum apenas porque ela conta tudo. 
    Não há aqui a sutileza das histórias para meninas, quase sempre romantizadas para parecerem mais leves. 
    A descoberta da sexualidade, o interesse pelos garotos, as novas amizades, tudo é contado de forma tão natural que acaba por revelar como o mundo adulto é cáustico, doloroso e cruel, se visto pelos olhos de uma adolescente que está prestes a entrar nele.













    Resenha:



    Minnie Goetze é uma garota de 15 anos que vive com a sua mãe e sua irmã Gretel na cidade de São Francisco, no ano de 1970, na Clay Street, em um bairro chamado Laurel Heights. Sua mãe vive saindo com homens diferentes, bebe demais, fuma e usa drogas, tudo isso na frente das filhas. Gretel, sua irmã, tem apenas treze anos e vive no seu quarto comendo e assistindo televisão. O namorado da sua mãe se chama Monroe Rutherford, e também gosta de beber, numa determinada noite ele deixou a Minnie provar um pouco de vinho, sua mãe e sua irmã tinha ido dormir e logo ela ficou bêbada, desta maneira Monroe começou assedia-la, mas ela achou aquilo inofensivo. Mas algumas noites depois, sua mãe não quis ir com ele em uma casa noturna e sugeriu que Minnie fosse com ele, assim acabaram ficando bêbados novamente e Monroe assim começa a ter liberdade com ela e começa a passar a mão nas partes do seu corpo.
    Não demorou muitos dias para que Monroe conseguisse o que queria, Minnie falta na escola e ambos vão para a casa dele depois de terem bebido cerveja num estabelecimento, com ela alcoolizada decidem transar e assim ela perde a virgindade com ele. Ela acaba se apaixonando por Monroe, mas não pode estar todos os dias com ele, por ter descoberto o prazer no sexo acaba ficando com outros garotos de forma descontrolada, ao mesmo tempo em que sai com o Monroe, desta maneira o passar dos dias da Minnie só pioram e com pensamentos conflitantes acaba se envolvendo com pessoas ruins e que se aproveitam da sua inocência, assim sua adolescência vai sendo destruída aos poucos e a depressão é questão de tempo.
    A autora Phoebe Gloeckner consegue de uma maneira nua e crua retratar a realidade de muitas garotas adolescentes, que acham que são independentes e decididas, mas que na verdade são ingênuas, em certos momentos vemos como se a Minnie fosse culpada e todos os atos de sua responsabilidade, mas sabemos que para sua idade o amadurecimento e compreensão estão bem longe, ainda mais no ambiente nada familiar em que ela vivia, sem pai e com uma mãe que não dava exemplo de nada, tudo fica mais difícil. O único que parece se preocupar com Minnie e sua irmã Gretel é o seu padrasto, que ela conheceu quando tinha 4 anos de idade e que agora só conversam por cartas, mas isso não lhe ajuda muito.
    A leitura é bem envolvente e não é vulgar, o livro tem muitas ilustrações, mas são bem explicitas, apesar de toda a arte gráfica estar no contexto da história.
    Um livro forte que abordar assuntos importantes como família, amor, amizade, drogas, alcoolismo, descoberta da sexualidade, abuso sexual e a adolescência.



    Trilha sonora da resenha:





    Book trailer:


                          






    18 comentários :

    1. Oi Marco, eu li solicitei este livro à Editora mas, acho que esqueceram de mim, acabei não recebendo o livro ainda... Gostaria muito de ler, deve ser muito interessante.

      Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
      http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Oi, Marco!
      Nossa, esse livro parece ser bem bom. A premissa é interessante.
      Esperar pelo lançamento para adquirir.
      Beijos
      Balaio de Babados

      ResponderExcluir
    3. Oi Marco,

      Bem forte mesmo a leitura, acho interessante principalmente as adolescentes lerem, para terem consciência das consequências das próprias escolhas. Espero um dia ter a oportunidade de ler. Pois pela sua resenha é uma leitura que deveria ser analisada nas escolas, pois existem muitos pais semelhantes a esses.

      Beijos e obrigada pela dica.
      http://amagiareal.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    4. Oi Marco! Poxa, gostei de a história se passar nos anos 70 porque naquela época tinha a questão de ser tudo livre, drogas, sexo and rock and roll. Mas você falou uma coisa muito legal, as adolescentes acham as coisas muito simples e acabam caindo em golpes. Gosto de livros que passam este tipo de mensagens e geralmente empresto para minha irmã mais nova ler.

      Beijos,

      Greice Negrini

      Blogando Livros
      www.amigasemulheres.com

      ResponderExcluir
    5. Oi, Marco!

      Estava muito curiosa sobre essa história por ser praticamente um relato biográfico da autora. A obra também rendeu muito burburinho nas mídias sociais por tratar temas complexos e pesados.

      Só que vi uma entrevista da escritora e ela me fez perder a vontade de ler o livro porque eu compreendia que a menina era assediada por um homem muito mais velho, mas a autora achou tudo muito normal. Fico triste por esses casos e desanimo para pegar o livro.

      Quem sabe no futuro, né?

      Bjs

      livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Marco, fazia tempo que não passava por aqui e diria que conhecer esse livro logo de cara foi uma agradável surpresa. Embora não saiba dizer se acabaria me entregando a leitura, imagino que pelos temas tratados a obra não deva ser descartável e, quem sabe, com sua qualidade, até indicada.

      Abraços,
      Ricardo - www.overshockblog.com.br

      ResponderExcluir
    7. Eu recebi esse livro hoje e acredito que eu vá amar a leitura. Baseado na postagem, a obra tem tudo para me agradar, principalmente por retratar esse universo juvenil.
      Ótima dica.

      Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

      ResponderExcluir
    8. Oi Marco, tudo bem?
      Eu vi há pouco tempo que existe o filme sobre este livro, até fiquei com vontade de assistir, mas não consegui achar com legendas e acabei esquecendo.
      Quanto ao livro não conhecia, mas já me interessei pela leitura.
      Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      ResponderExcluir
    9. A leitura deve ser muito boa e intrigante por tratar de assuntos graves que acontecem com jovens!!!
      Fiquei muito curiosa para ler. Beijos <3

      ResponderExcluir
    10. Oi Marco, tudo bem??? Tenho uma opinião bem.... sobre esse livro. Quer dizer, eu ainda não o li, mas acho ele meio complicado sabe? Por que muitas pessoas estão lendo esse livro e vendo de uma forma perigosa. Normal. E não é. O que o cara fez foi abuso. A garota era uma criança. Só lendo para saber, mas pelo que ando vendo, o livro não problematiza essas questões, apenas apresenta. Acho que pode acabar virando uma forma de sexualizar as nossas meninas :( Mas eu ainda não li, então minha opinião é sobre o que já li da opinião das pessoas, as matérias que a editora compartilhou e o book trailer
      Mas espero que eu esteja enganada :P
      Beijos
      http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Nossa, parece ser uma leitura bem forte. Mas com certeza muito realista também e ver retratado tantas coisas pesadas e sofridas que acontecem por aí, acabam mexendo com a gente.
      Gostei do enredo. Vou procurar para poder ler.

      bjs.

      ResponderExcluir
    12. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

      ResponderExcluir
    13. Com esta resenha, só aumentou mais ainda a vontade de ler este livro.

      ResponderExcluir
    14. O livro parece mesmo ser muito bom. Gostei da tua resenha. A capa é bem diferente chama atenção.. Curti muito.
      Abraço, www.likelivros.blogspot.com

      ResponderExcluir
    15. A família é a base de tudo na nossa vida!! No caso de Minnie, a mãe é uma vadia, uma pessoa pobre de espírito!! A protagonista não tem em quem se espelhar dentro do lar!! Infelizmente a realidade é que existem muitas Minnie por aí!!

      ResponderExcluir
    16. Gostei da resenha Marco, mas fiquei em dúvida se leria o livro. Apesar de retratar um tema atual, não sei se conseguiria simpatizar com a história. Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
    17. O livro aborda vários temas, como a descoberta precoce da sexualidade, família, adolescência, enfim!! A Minnie parece não ter um bom exemplo dentro de casa, e alguém para conversar!! Muito triste esta situação. O diário pode ser uma forma de subterfúgio para ela, pois ali ela pode ser ela mesma, com seus temores e receios!!!

      ResponderExcluir
    18. Livro forte mas que me pareceu bem interessante. Um alerta para os dias atuais. Com uma mãe relapsa e todos os problemas que vem disso, ela escreve no seu diária talvez como uma forma de pedir socorro. Quero muito ler.

      ResponderExcluir